Artigos do Padre

17/12/2016 - VIRGEM MARIA

Salvação é um mistério divino. O fogo do sol é um mistério da natureza. Nervos cerebrais são um mistério humano. Vivemos em mistérios. Não entendemos nada; nenhum “por quê”. Entendemos somente o “para quê”.

São Paulo em sua carta aos Efésios, escreve sobre o mistério da salvação:

“Agradeçamos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo, dando-nos todos os dons espirituais do mundo celestial. Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho. Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória” (Ef 1, 3; 5-6; 11; 14).

Maria neste amor foi honrada para ser a mãe do Salvador.

“O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: ‘Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará’” (Lc 1, 27-28; 31-33).

Maria foi uma virgem especial!

Isaías e Mateus escreveram:

“A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel” (Mt1, 23).

“Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel, que quer dizer “Deus está conosco” (Is 7, 14).

Deus escolheu e honrou Maria para ser a mãe de Jesus que tira os pecados do mundo. “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Liturgia e Jo 1, 29).

Por consequência disso, honramos Maria. Falamos: “a Jesus por Maria”. Porém, honrar e adorar são palavras e ideias diferentes. Honramos Maria com todo o coração. Adoramos a Deus e Jesus no Espírito com todo o nosso ser.

A Virgem Maria também conosco adora Deus.