Artigos do Padre

25/03/2015 - Artigos do Padre Haroldo - Cocaína

"COCAÍNA"

Tem uso médico, porém tem um alto potencial para abuso. Leva a dependência psicológica e física. Um Freebase chega a ser o Crack. Um grama é vendido por U$20 USA, U$35.000 USA por kilo. Para o psicólogo é um estimulante terrível para o sistema nervoso central. Para os botânicos é um alkaloid nas folhas da planta. Os cartéis ganham bilhões de dólares. A cocaína vem da Bolívia e Peru, e nos dias atuais principalmente da Colômbia. Na região central da Colômbia 50% dos trabalhadores, trabalham nessa indústria. Colômbia agora produz 75% de toda a coca da América do Sul. Trabalhadores nestes países mastigam cocaína para trabalhar bem. Anos atrás os colonizadores espanhóis tentaram acabar com a folha de coca para os trabalhadores. Notaram imediatamente que os trabalhadores ficaram cansados e não trabalharam bem sem a folha de coca. Permitiram outra vez para ganhar mais dinheiro nas indústrias.

Aproximadamente 33.900.000 americanos tem usado cocaína pelo menos uma vez nas suas vidas. Cada ano gastam 36 bilhões de dólares comprando cocaína. Representa 56,2% de todo dinheiro gasto em drogas ilícitas. Baseado nestas ideias o USA gastam 100 bilhões de dólares no abuso de cocaína. Dividindo um número completo dos americanos, o problema custaria U$360 para cada americano. Brasil teria aproximadamente a mesma perda de dinheiro. Em 2002, 796.000 americanos receberam tratamento e pelo menos 70% voltaram a este hábito terrível.


HISTÓRIA: Nas montanhas dos Andes o povo mastiga a folha há milhares de anos. É uma parte da cultura deste povo.
As folhas mastigadas equivalem a 1% de droga.
Sigmund Freud usava cocaína e deu aos seus clientes. Afinal, aprendeu os problemas colaterais e em 1891, 200 pessoas morreram. Antes de morrer Freud escreveu sobre a deteriorização, paranóia, alucinações e outros problemas psiquiátricos.
Coca-Cola no começo usava cocaína com 69 imitadores. Depois de vários anos tiraram a cocaína do refrigerante.

A PLANTA DE COCA:
Existem quatro variedades. A muda pode produzir dentro de 24 meses. Podem colher 3 até 8 vezes por ano. Podem usar folhas secas . A venda de coca pode ser para mastigar ou como chá. Médicos podem usar, porém a maior parte do mercado é ilegal e é vendida por bilhões de dólares.

PRODUÇÃO: A produção de hydrochloride de cocaína vem das folhas. As folhas são secadas e o processo químico começa. Alkali de limão e cimento estão misturados. Cortam as folhas e colocam gasolina ou querosene, e fazem um terrível líquido. Adicionam água e ácido, e quando está seca forma uma pasta base. Adicionam ácido sulfúrico. Potassium está adicionado para limpar a pasta que dá 80% de cocaína. A base é mandada ao laboratório para mais purificação com hydrochloride. No laboratório adicionam ethyl acetate ou outro líquido. Outra vez o ácido hydrochloride está adicionada causando uma outra pasta, que é seca e é colocada em pacotes para a venda.

Você tem problemas com álcool e/ou com outras drogas?
Nós temos a solução!
Instituto Padre Haroldo
Rua Doutor João Quirino do Nascimento n° 1.601 - Jd. Boa Esperança
13091-516 Campinas, SP
Para mai informações, ligue:
(19) 3794-2500

"Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, memória, entendimento e toda a minha vontade. Tudo que tenho ou possuo Tu me destes. A Vós, Senhor, restituo. Tudo é Vosso. Disponde segundo a Vossa vontade. Dai-me o Vosso amor e a Vossa graça. Pois ela me basta."
Oração de Santo Inácio de Loyola.