Artigos do Padre

12/11/2015 - Artigos do Padre Haroldo - A Bíblia

Conhecer Cristo é conhecer seus benefícios. O que ele queria dizer é que mais importante do que tecer teorias, hipóteses e construções dogmáticas a respeito de Jeus é conhecer o que ele ensinou e por que ele viveu, padeceu e morreu. Ou seja, conhecer os seus benefícios: perdão, vida e salvação.

Quando pensamos na Bíblia Sagrada, de certa forma, podemos dizer o mesmo. Conhecer a Bíblia Sagrada é conhecer os seus benefícios. Existem muitas pessoas que levantam teorias sobre a Bíblia, sua redação, a época em que foi escrita e assim por diante. Conhecem muito sobre tudo isso. Há outros que consideram a Bíblia um livro de religião e aí a atacam ou a defendem. Tudo isso pode ter algum sentido e razão de ser. Afinal, a própria Bíblia fala em examinar as Escrituras e buscar a razão da fé. No entanto, todo este conhecimento é superado pelo conhecimento dos benefícios da Bíblia Sagrada. Encontramos esses benefícios quando nela encontramos razão para a existência, alimento para a vida, esperança que vai além do entendimento humano.

Na missão de levar a Bíblia para todos, deparamos com muitos exemplos de pessoas que testemunham os benefícios da Bíblia para a sua vida. São pessoas que tiveram sua vida mudada com a leitura das Escrituras. Os benefícios da Bíblia são enormes para quem, em suas páginas, aprendeu a ler; ou não consegue ouvir e agora começa a se beneficiar da Bíblia traduzida para a Língua de Sinais; ou está em situação difícil e lá encontra consolo.

Os cristão, nas últimas décadas, se habituaram a comprar suas Bíblias. Porém, há milhões de pessoas que precisam conhecer os benefícios da Bíblia e estão em situação de vulnerabilidade e risco social. Elas não têm condições de comprar seu exemplar. Aí é preciso fazer a doação. Como? Dê uma Bíblia como presente de visita ou de casamento. Deixe uma Bíblia no ônibus ou em outro lugar público. É também um excelente presente de natal, páscoa ou aniversário. Dê a Bíblia a empregada que trabalha na sua casa, sempre leve uma Bíblia para dar.

PARA REFLETIR
Terminaram a última Ceia: “Após ter cantado os Salmos, eles saíram...” (Mt 26, 30).

Naquele momento, nos lábios de nosso Senhor, este hino soou como uma declaração de confiança e de caridade incomparáveis:

“Louvai a Javé, porque ele é bom, pois eterno é o seu amor; louvai o Deus dos deuses, pois eterno é o seu amor; louvai o Senhor dos senhores, pois eterno é o seu amor. Só ele faz grandes prodígios, pois eterno é o seu amor...”