Notícias

10/05/2017 - Especial Dia das Mães: Casa da Gestante Um lugar para acolher, aprender e compartilhar

Uma das datas mais importantes do calendário de comemorações é o Dia das Mães. A data coloca-nos em contato com lembranças e muitas histórias. Desta vez, são as mães da Casa da Gestante, em Campinas, que contarão suas histórias. A unidade é administrada pelo Instituto Padre Haroldo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas.

Desde sua inauguração, em dezembro de 2015, a casa já atendeu 49 pessoas, entre gestantes e bebês. Atualmente, moram na unidade 7 bebês e 9 mulheres, sendo 3 delas gestantes. No local, as mães contam com uma estrutura adequada para a chegada dos bebês e encontram um lugar em que podem trocar experiências com outras mães. 

 

Novos Caminhos

Uma sensação comum na unidade é a de que a Casa das Gestantes proporciona um novo entendimento sobre a maternidade e criação dos fi lhos.

Esta é a visão da jovem Daiane Sena, 24. Em sua quarta gestação, Daiane aponta que sua permanência na Casa da Gestante está lhe possibilitando amadurecer com a experiência e planejar um futuro melhor para o bebê, que deve nascer ao fi m de agosto.

 

Daiane segura peças do enxoval do seu bebê que nascerá em agosto

 

“A gente sempre tenta oferecer para os fi lhos uma infância melhor do que a gente teve. Quando eu era criança, passeipor muitas difi culdaes e não quero que meu fi lho passe por isto. Aqui eu sei que tenho chance de amadurecer e ser uma pessoa melhor para o meu fi lho. Eu sinto que esta é uma chance de eu conseguir me reerguer e retomar o convívio com meus outros fi lhos também”, aponta Daiane.

 

Amor de Mãe

Para a mãe Sueli Passos, 41, estar na Casa da Gestante foi o que garantiu continuar com o filho, que hoje tem 4 meses. “Fui para a maternidade sabendo que eu não ia sair de lá com meu filho. Poder estar aqui com meu fi lho junto de mim é uma das coisas que eu mais agradeço. Foi a casa da Gestante que me possibilitou ser a mãe do meu fi lho, fi car com ele, cuidar e dar amor”, comemora. “Hoje eu estou fazendo planos para minha vida, quero voltar a trabalhar, arrumar uma casa e criar meu filho. Aprendi e aprendo muitas coisas aqui e isto fará muito bem para o meu bebê”, afirma Sueli Passos