Notícias

24/04/2017 - ‘Não é este o filho do Carpinteiro’ Mateus, 13:55

Foi assim que Mateus se referiu ao jovem que pregava para as pessoas na sinagoga. Usou a profi ssão do pai para identificar o filho. Ser reconhecido por uma profi ssão ou um trabalho é uma das formas pelas quais a sociedade demonstra respeito e atenção para uma pessoa.

Jesus e José (Pintura de Del Parson)

Por uma razão parecida com esta, o Instituto do Padre Haroldo criou o Programa de Valorização Profissional – PVP IPH para os seus atendidos, com o objetivo de ajudá-los a resgatar a identidade pessoal e a encontrar uma forma de serem reconhecidos pelo que fazem e não pelo que fizeram ou deixaram de fazer.

Sem preconceitos nem estigmas. Um trabalho digno é um dos melhores remédios para o ser humano e o nosso PVP-IPH procura apoiar e estimular os internos a resgatar ou desenvolver uma forma de se reapresentar a sociedade podendo dizer: eu sou um profi ssional e também contribuo para o bem estar de pessoas através do meu trabalho. Ao identificar possibilidades para colocar suas competências e experiências a serviço de outros, na forma de um emprego ou trabalho remunerado, os nossos internos conseguem organizar melhor seu tempo e sua vida e, principalmente, resgatar a noção de valor pessoal. Este é o caminho mais suave para o fortalecimento da autoestima e da dignidade pessoal, numa sociedade na qual somos reconhecidos pelo que fazemos pelos outros. O trabalho é um meio efi caz de se fazer o bem e ser reconhecido.

Os participantes do Programa de Valorização Profi ssional são orientados a se reapresentar aos eventuais empregadores e usuáriosde serviços como uma pessoa que conseguiu emergir de um oceano de difi culdades e se postar, durante os processos seletivos, como um vitorioso e como alguém que está pronto para ajudar uma empresa ou instituição a ser melhor e a cumprir o seu papel na sociedade.

O Programa de Valorização Profi ssional – PVP IPH oferece cursos, seminários e orientações para melhorar a condição de empregabilidade e retorno ao mundo do trabalho, para seus internos. Se você é um (a) empregador (a) ou conhece algum, saiba que o Instituto Padre Haroldo prepara os seus internos para o retorno ao mundo do trabalho. Entre em contato caso queira ajudar ou contratar algum dos nossos formandos.

Aguinaldo Neri

Consultor, Professor e Diretor do IPH