Notícias

24/04/2017 - Uma dica do Dr. Jairo: Como manter-se saudável

O ambiente de trabalho reflete, em pequena escala, nossa sociedade, e nela encontramos diversos problemas relacionados ao sedentarismo. Obesidade, diabetes, hipertensão arterial, derrames, dores na coluna, osteoporose, entre outras. Doenças que podem ser prevenidas com atividade física regular.

Mas precisamos ser corredores de maratona para conseguirmos esta prevenção? A resposta é não.

Pequenas alterações em nossos hábitos já modifi cam nossa trajetória de Doença/Saúde. Caminhadas regulares, com ritmo acelerado (5 a 6 Km por hora) com duração de 30 minutos 4 a 5 vezes por semana, já são capazes de causarem grandes alterações no seu futuro. Se, associadas a estas caminhadas, você fi zer exercícios (não precisa ser de academia, bastam aqueles que você aprendeu na escola), aí sim você perceberá como sua disposição melhorará, além de você não vir a ser uma das estatísticas de doenças que tanto nos afl igem nos dias de hoje.

Como sugestão vale à pena procurar um livro: Mantenha-se fisicamente em forma, da Real Canadian Air Force. Livro editado desde 1958, mas que se mantém atual.

O dia-a-dia em nosso trabalho nas empresas, aparentemente não permitem que alteremos esta realidade, mas com um pouco de compromisso pessoal você poderá alterar esta situação.

No seu horário de almoço, ande um pouco. Durante o expediente: Levante-se, ande, alongue-se, pareça um pouco maluco e faça um ou dois exercícios do livro.

Boa saúde!

 

 

Dr. Jairo Szrajer

Médico e Diretor do IPH