Notícias

01/07/2017 - Yoga: cultura milenar a serviço do bem-estar

Yoga é uma palavra que significa União. União de meditação, respiração e exercícios físicos. Com uma história milenar, originária da Índia, a prática tem hoje adeptos no mundo todo. Segundo o Ministério da Saúde, que inseriu a Yoga na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a prática melhora a qualidade de vida, reduz o estresse, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, alivia a ansiedade, depressão e insônia, melhora a aptidão física, força e flexibilidade geral.
Padre Haroldo é um dos adeptos e defensor da Yoga. Praticante há 30 anos, Padre Haroldo iniciou ainda um movimento chamado Yoga Cristã. “Maria Lamego, minha colaboradora da época (início da década de 80) que convidou para eu ir à Yoga, trinta anos atrás e eu gostei”, relembrou.

Padre Haroldo durante sessão de Yoga na sede do Instituto
“Muitos cristãos acham que Yoga é uma religião, mas isto não tem nada de religião; é um exercício físico e meditação”, concluiu Padre Haroldo.

 

Rotina Diária

Adequando as práticas de exercícios à espiritualidade católica a partir de Santo Inácio de Loyola, o jesuíta pratica Yoga diariamente. Na sede do Instituto, os exercícios são realizados com a participação de residentes, funcionários, voluntários e convidados. As atividades gratuítas e abertas ao público são realizadas de segunda a sexta, das 8h as 9h e aos sábados das 9h as 10.

 

Livro

Escrito pelo Padre Haroldo Rahm em conjunto com Dra. Núbia Maciel França e Maria Xavier Caetano Roque, o livro Yoga Cristã e a Espiritualidade de Santo Inácio de Loyola apresenta explicações teóricas e práticas sobre a Yoga Cristã. Lançada em 2007, a obra traz ilustrações claras e objetivas para os leitores.
Para adquirir qualquer livro do Padre Haroldo, entre em contato através do email: relacionamentos@padreharoldo.org.br

 

Reconhecimento

Em dezembro de 2016, a Yoga foi tombada como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cutura). De acordo com a organização, a Yoga influenciou numerosos aspectos da sociedade, que abrangem desde a saúde e a medicina até a educação e as artes. Com este título, esta é a 13ª indicação da Ìndia em contribuição para a vasta lista de patrimônios imateriais do mundo.