Institucional

A Instituição Padre Haroldo Rahm é uma entidade filantrópica fundada em 28 de maio de 1978, por inspiração do missionário jesuíta Padre Haroldo Rahm e um grupo de pessoas sensibilizadas pelo sofrimento de pessoas que sofriam com o uso grave de álcool e outras drogas. A entidade expandiu seu trabalho e hoje atua com pessoas em situação de vulnerabilidade social na promoçao de PREVENÇÃO, CUIDADOS e EDUCAÇÃO em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Acolhimento Residencial, Comunidades Terapêuticas para dependentes químicos, um programa transversal de facilitação para o Trabalho e Renda e outros projetos com crianças e adolescentes nestas áreas.
Em 21 de junho de 2011 a diretoria alterou o nome original de APOT para Instituição Padre Haroldo Rahm, uma obra que tem como objetivo principal promover a inclusão social com dignidade a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ou de saúde. A organização é uma OSC que atua com diferentes públicos, idades, serviços e diversas formas de atendimento conforme o projeto. O IPH mantém ainda o compromisso de realizar a difusão deste conhecimento, atuar em políticas públicas que favoreçam o trabalho com seus atendidos e atuar de forma alinhada às políticas públicas vigentes, guardando a essência e moções de seu fundador no que diz respeito às relações humanas de afeto, respeito à diversidade e pluralidade, inclusão social e com a espiritualidade inspirando seus trabalhos.

Missão

Acolher pessoas em vulnerabilidade e risco, proporcionando cuidado, educação e atendimento especializado para uma vida saudável em comunidade.

Visão

Ser inspiradora por suas práticas e produção de conhecimento, para a transformação das pessoas e das realidades.

Valores

Amor, Ética, Espiritualidade, Conhecimento, Profissionalismo.

 

Diretoria e Conselho

  • Presidente Emérito: Padre Haroldo Rahm, sj.
  • Presidente: Luís Roberto Sdoia (Beto Sdoia).
  • Vice-Presidente: Carlos Alberto T. Ribaldo.
  • Diretoria: André Longo, Antonio Cesar Ambiel, Geraldo A. Rossi, Lúcia Decot Sdoia, Maria Aparecida Buarraj, Tiago F. da Costa.
  • Conselho Fiscal: Aguinaldo Neri, Jairo Sergio Szrajer, Marcelo Sartori.
  • Conselho Consultivo: Ana Lúcia Moretti, Douglas Nascimento, Elizabete Ribaldo, Emerson Lourenço, Fernando Barabino, Giovana Marcon, Lisiane Ambiel, Maycon Correia Leite, Mauricio Cardoso, Núbia M. França, Paulo Bocca, Paulo Costa, Verônica Vaz, Wagner Foschini.
  • In memorian: Maria Nely T. Babini 

Principais Gestores


  • Gestora AdministrativaMyrian Maldonado Martins,  formada em  Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e em Relações Públicas pela PUC Campinas, desde 2014 trabalha no instituto Padre Haroldo.

  • Gestor Financeiro:  Jorge Bastos, formado em Administração de Empresas pela Metrocamp, desde 2005 trabalha no instituto Padre Haroldo.

  • Gestora do Programa de Prevenção e EducaçãoMaria Lúcia Costa, assistente social formada pela Unisal, pós-graduada em Pedagogia Social, desde 1993 trabalha no instituto Padre Haroldo.

  • Gestora do Programa de RecuperaçãoWanessa Maria de Oliveira Landre, assistente social formada pela PUC Campinas, com especialização em Serviço Social de Saúde pela mesma universidade, especialista em dependência química pela pela UNIAD (Unidade de Álcool e Drogas) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), atua na área desde 2008, trabalhou no IPH no período de 2008 a 2013 e em 2018 retornou para trabalhar no instituto Padre Haroldo. 

  • Assessora de Imprensa e responsável pela área de Comunicação: Elaine Oliveira. Jornalista formada em Comunicação Social pela UNIP Campinas (jan/2010), MBA em Gestão de Marketing pela ESAMC Campinas (jun/2018), atua na entidade desde 2016. 

  • Mobilização de Recursos: Lorete Oller Blanch. Bacharel em Direito pela UNIP Campinas (jul/2007), desde 2014 trabalha no Instituto Padre Haroldo.

Coordenadores de serviços

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na sede
Coordenadora:
Martina de Fátima Dal Bello Almeida.
Assistente social, formada pela PUC Campinas. Desde 2003 trabalha no Instituto Padre Haroldo.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Campo Belo
Coordenadora: Vanessa Aguiar Cruz
Pedagoga, formada pela PUC Campinas, com mestrado em Educação pela UNISAL-SP , desde 2016 trabalha no Instituto Padre Haroldo, em 2019 assumiu a coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Campo Belo.

Repúblicas para jovens egressos de serviços de acolhimento
Coordenador:
Newton Monteiro.
Pedagogo, formado pela UNISAL de Amparo, desde 2013 trabalha no Instituto Padre Haroldo, em 2014 assumiu a coordenação das Repúblicas para jovens.

Unidade de acolhimento residencial para gestantes, puérperas e bebês
Coordenadora: Giovana Pellatti D. Lopes
Terapeuta Ocupacional, formada pela PUC Campinas, Especialista em Saúde Mental e Método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo CETO (Centro de Especilidades em Terapia Ocupacional ) e Especialista em Dependência Química pela UNIAD (Unidade de Álcool e Drogas) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) assumiu em 2019 a coordenação da Casa da Gestante do Instituto Padre Haroldo.

Casa de Passagem para Adultos - Nossa Casa
Coordenador: 
Desiree Loschi
Enfermeira, formada pela PUC Campinas. Desde 2013 trabalha no Instituto Padre Haroldo.

Projeto Entra as malhas do Campo Belo - patrocinado pela FEAC 
Coordenadora: Natalie Hornos
Formada em Comunicação Social pela Cásper Líbero, em São  Paulo (conclusão: 2010). Especialização em Antropologia Social e Cultural pela  Universidade Complutense de Madri. Desde 2007, atua no campo da educação e cultura. Trabalha no Instituto Padre Haroldo desde 2018.

Atelier Cheias de Graça - um projeto de economia criativa com costura

Coordenadora: Silvia Regina Fonseca
Pedagoga Social  

Registros e Certificados

 

  • CNPJ: 50.068.188/0001-88
  • IE: isento

Instituição para fins filantrópicos com as seguintes certificações e registros:

  • CNSSN: 5.054/082
  • CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social).
  • CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social): nº 049
  • CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente): nº 024
  • Certificado de Fins Filantrópicos: nº. 28995025106/94-23
  • Órgão de Utilidade Pública Federal: nº. 88103 – 10/02/83
  • Órgão de Utilidade Pública Municipal: nº. 4896
  • Inscrita na SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas)
  • Filiada à : FEBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas) que é representante da FLACT (Federação Latino Americana de Comunidades Terapêuticas) e WFTC (Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas) no Brasil.