20/07/2018

Instituto Padre Haroldo inaugura mais um serviço na periferia de Campinas

Unidade AprenderMais no Campo Belo atende 180 crianças diariamente com atividades de arte, cultura e esporte

Instituto Padre Haroldo inaugura mais um serviço na periferia de Campinas
A unidade do Aprender Mais no Campo Belo iniciou seus trabalhos no primeiro semestre de 2018, para atendimento de 180 crianças e adolescentes, de 06 a 14 anos, que frequentam o serviço no contraturno escolar (manhã ou tarde), sendo o horário de funcionamento de segunda a sexta das 8h as 17h.

O Campo Belo é uma região na periferia de Campinas onde vivem aproximadamente 50 mil famílias, com alto índice de exclusão social, violência, infraestrutura urbana ainda deficitária, baixa oferta de políticas sociais e poucos espaços estruturados para a socialização de crianças e adolescentes.

O novo serviço do IPH é conveniado com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campinas e está sendo executado em um espaço cedido pela comunidade católica Santa Rita.

No local, uma equipe de 10 educadores e arte educadores ofertarão oficinas de arte, esporte, brincadeiras e rodas de conversa que têm como objetivo o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, a aquisição de novas habilidades e capacidades, a construção de vínculos saudáveis e protetivos e a ampliação do repertório sociocultural, possibilitando outras formas de inclusão social e construção de projetos de vida.

Além das oficinas, o serviço conta com uma assistente social para desenvolvimento do trabalho social com as crianças, adolescentes e famílias, o que inclui uma compreensão das questões sociais individuais e coletivas, encaminhamentos para garantia de direitos e articulação da rede de serviços da região.

Uma cozinheira e uma auxiliar de serviços gerais garantem diariamente café da manhã, almoço e lanche da tarde para os atendidos, bem como um ambiente limpo para o desenvolvimento das atividades.

A coordenadora da unidade é Giselle Dainesi, formada em Letras e com larga experiência no campo da educação e da coordenação de projetos sociais.