01/12/2018

Navegando em águas profundas

Navegando em águas profundas

O Papa Francisco recentemente convidou todos a pensarem no sentido da vida : “Não se pode ficar sempre no porto seguro, somos chamados a partir. O Senhor chama cada um de nós a entrar em mar aberto. Não nos quer ancorados no porto ou guardiões do farol, mas navegantes confiantes e corajosos, que seguem rotas inéditas do Senhor, jogando as redes da vida sobre suas palavras”.

Essas palavras do Papa me levaram a uma reflexão sobre quais rotas devemos seguir enquanto Instituto Padre Haroldo, e o Papa nos dá uma indicação para sermos navegantes corajosos e confiantes seguindo rotas inéditas atendendo o chamado de Deus.

Nosso querido Padre Haroldo está muito bem, vivendo em uma casa dos  Jesuítas em São Paulo, com a mente perfeita e o físico fragilizado pelo desgaste natural da idade. Tivemos a alegria de tê-lo aqui no IPH por duas vezes desde que foi para São Paulo, e sua palavra sempre foca na Gratidão, na Fé e no Amor.

A Missão de todos nós, que percebemos esse chamado de responsabilidade com a Obra fundada pelo Padre Haroldo, é a de seguirmos confiantes e  corajosos navegando por águas profundas, respeitando e honrando os valores fundamentais do nosso fundador, porém por rotas inéditas atendendo o chamado de Deus. Esse chamado se apresenta para nós, especialmente pelo clamor dos que sofrem e precisam de acolhimento, cuidados e mais  oportunidades  para uma vida digna e feliz.

Esse tem sido o foco do nosso trabalho, nos serviços de convivência para crianças, adolescentes e jovens, nas casas de acolhimento e cuidados para  gestantes, mães com seus bebês, adolescentes, jovens e adultos e no acolhimento, cuidados e recuperação para pessoas que sofrem pelo uso nocivo de álcool e outras drogas. Com muita humildade e alegria o IPH recebeu recentemente, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio como uma das 100 melhores entidades filantrópicas do Brasil, especialmente pela boa gestão e transparência. Esse Prêmio foi conferido pelo Instituto Doar com a análise de profissionais da Fundação Getúlio Vargas.

Quero parabenizar e agradecer a todos, nossos profissionais, voluntários e especialmente os doadores, pois a generosidade dos que nos apoiam é  essencial para a continuidade dessa Obra. Essa é uma conquista de toda Família do IPH, dedico esse Prêmio em especial ao Padre Haroldo e a todos nossos atendidos e acolhidos, por serem eles a razão e a motivação do nosso trabalho.

Aproveitemos esse tempo que antecedeo Natal para abrirmos nossas mentes e corações a serem sempre mais acolhedores, cultivando o Amor, a Paz e a Justiça, e que esse movimento interior seja expressado em atitudes concretas voltadas para Deus e para o bem Próximo.

Em nome do IPH desejo a todos um Feliz Natal, repleto de Amor e muita Alegria !


Beto Sdoia
Presidente do IPH