01/02/2018

Recuperação: Equipe reúne-se para Balanço de 2017 e Planejamento de 2018

Atividade em janeiro contou ainda com a presença de Beto Sdoia, presidente do Instituto Padre Haroldo

Recuperação: Equipe reúne-se para Balanço de 2017 e Planejamento de 2018
A equipe do Programa de Recuperação em Dependência Química reuniu-se em 30 de janeiro para discutir sobre os indicadores de 2017. Durante o encontro, a equipe tratou de dados quanto aos acolhimentos e encaminhamentos para a Reinserção Social, incluindo o trabalho, estudo e moradia.
Um aspecto bastante discutido na reunião foram as parcerias estabelecidas. Uma delas com o Amor Exigente, que desde o final de 2016 promove um Grupo de Orientação Familiar, para os familiares dos acolhidos do Programa. É importante observar que mesmo quando o dependente sai do tratamento, algumas famílias mantém a participação neste grupo, por sentirem-se acolhidas e verem a possibilidade de auxiliar outros familiares.

A parceria com as universidades é outro exemplo. O Instituto, pelo Programa de Recuperação, em 2017 ofereceu 60 vagas de estágio nas áreas de Psicologia e Serviço Social, com convênios estabelecidos com a PUC-Campinas, Universidade São Francisco, UNISAL e UNIP, proporcionando aos acolhidos, atividades em grupo e individual e auxiliando nos encaminhamentos devidos.
Os profissionais discutiram ainda sobre o valor terapêutico do trabalho, enquanto estratégia de fortalecimento na recuperação.