Proteção ao risco social, favorecendo o desenvolvimento pessoal e de potencialidades.
- Casa da Gestante, puérperas e bebês
- Casa de Passagem - para adultos
- Repúblicas para jovens que viviam em serviços de acolhimento institucional
Oa serviços de acolhimento são moradias que funcionam 24 horas, em quatro residências diferentes, para públicos e perfis distintos de pessoas que estavam vivendo em situação de risco de saúde ou social grave. Em ambiente protegido, há oferta de moradia transitória, alimentação saudável, cuidados em saúde física e mental, atenção psicossocial, ampliação do acesso à educação, atividades e vivências diversas em arte, cultura, esporte e cidadania, inserção na rede de saúde e socioassistencial, que favorecem a autonomia, a ampliação de repertório social e pessoal, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e preparação para o trabalho e inserção social, entre tantas outros aspectos.
O trabalho cotidiano da equipe é o enfrentamento das violências intra familiar e social, entre elas a doméstica e sexual, o uso abusivo de Substâncias Psicoativas, situação de rua, falta de moradia, trabalho, vínculos frágeis ou rompidas, falta de rede de apoio, entre outras, com pessoas que sofreram todo o tipo de violação dos seus direitos mais básicos. Os serviços atuam junto à rede de proteção, justiça, assistência social, saúde e educação.
"Quando entramos em contato com suas histórias pessoais, nos deparamos com histórias de abandono, negligência, violência e vivências de um ambiente familiar não saudável. Muitas destas pessoas em grau elevado de transtorno mental e sofrimento." relata Desiree, coordenadora da Casa de Passagem para adultos
"A metodologia de trabalho está na criação, com o atendido, de um plano de atendimento individual, conduzido em ambiente coletivo a partir da escuta, formação de vínculos, do cuidado, ampliação de repertório, entre outras estratégias, na busca da conquista de direitos fundamentais" diz Vanessa, coordenadora da Casa da Gestante, puérperas e seus filhos.
Estes serviços contribuem para os ODS da Agenda 2030:
Serviços:
- Casa de Passagem - obedece a tipificação do SUAS, ofertando moradia temporária para homens e transexuais adultos que estavam vivendo na rua.
- República Jovem Feminina - obedece a tipificação de serviços do SUAS, para jovens que completaram 18 anos em outros serviços de acolhimento.
- República Jovem Masculina - obedece a tipificação de serviços do SUAS, para jovens que completaram 18 anos em outros serviços de acolhimento.
- Casa da Gestante, puérperas e bebês em situação de risco de saúde e social - a Unidade de Acolhimento (UA) é um serviço residencial de caráter transitório que tem como objetivo oferecer acolhimento e cuidados contínuos em saúde com o desafio de interromper o ciclo de violência a que esta mulher foi submetida e intervir no futuro destas crianças, possibilitando a construção de uma vida diferente daquela vivida por suas mães .
* Serviços em Termo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de Campinas - SMASDH e Saúde.