Serviços de acolhimento que funcionam 24 horas em quatro residências diferentes para públicos e perfis distintos de pessoas que estavam vivendo em situação de risco de saúde ou social grave. Em ambiente protegido, há oferta de moradia transitória, alimentação saudável e cuidados em saúde e psicossocial, ampliação do acesso ao ensino formal, educação, atividades e vivências diversas em arte, cultura, esporte e cidadania que facilitam o exercício de autonomia e favorecem a ampliação de repertório social e pessoal, preparação para o trabalho e inserção social.
O trabalho cotidiano da equipe é o enfrentamento da violência intra familiar, o uso abusivo de SPAs, violência doméstica e sexual, situação de rua, entre outras com pessoas que sofreram todo o tipo de violação dos seus direitos mais básicos. Os serviços atuam junto à rede de proteção, justiça, assistência social, saúde e educação.
"Quando entramos em contato com suas histórias pessoais, nos deparamos com histórias de abandono, negligência, violência e vivências de um ambiente familiar não saudável. Muitas destas pessoas em grau elevado de transtorno mental e sofrimento." relata Desiree, coordenadora da Casa de Passagem para adultos
"A metodologia de trabalho está na criação, com o atendido, de um plano de atendimento singular, conduzido em ambiente coletivo a partir da escuta individual e do coletivo, formação de vínculos, na busca da conquista de direitos fundamentais" diz Giovana, coordenadora da Casa da Gestante, puérperas e seus filhos.
Estes serviços contribuem para os ODS da Agenda 2030:
Serviços:
* Serviços em Termo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de Campinas - SMASDH e Saúde.