Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para possibilitar e aprimorar a sua experiência em nossas plataformas. Ao continuar navegando, você manifesta consentimento com essas condições. Veja mais em nossa Política de Privacidade .

Institucional

A Instituição Padre Haroldo Rahm (IPH) é uma entidade filantrópica que atua promovendo PREVENÇÃO, CUIDADOS e EDUCAÇÃO agrupadas em quatro frentes: 1. Prevenção e Educação; 2. Programa de Tratamento e Recuperação; 3. Serviços de acolhimento residencial e 4. Programa de Promoção de Trabalho e Renda. Desenvolve atualmente seus trabalhos em 13 serviços, atendendo gestantes, bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos de todos os gêneros. 

O IPH foi fundado em 28 de maio de 1978, por inspiração de Padre Haroldo Rahm e com apoio de um grupo de pessoas sensibilizadas pelo sofrimento das pessoas dependentes de álcool e outras drogas. Ao longo destes anos, a entidade expandiu seu trabalho atuando na causa das pessoas socialmente vulnerabilizadas. 

Breve história:
Em 1978, Padre Haroldo iniciou o trabalho com dependentes de álcool e outras drogas na Fazenda do Sr. Jesus, incorporando a metodologia das Comunidades Terapêuticas, aprendida nos EUA, que agregou equipe profissionalizada ao trabalho desenvolvido. Nesta mesma década, abriu a Comunidade Terapêutica para mulheres na Vila Brandina, atual sede da Instituição no Jardim Boa Esperança. Posteriormente o IPH abriu as Repúblicas pós tratamento em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Estes serviços compõem o Programa de Recuperação. 
Nos anos 1990, na Vila Brandina, iniciaram as atividades de Profissionalização, setor que nos anos 2000 se dividiu entre o Programa de Prevenção que hoje desenvolve os Serviços da proteção básica com crianças e adolescentes na periferia de Campinas e na sede e o Programa de Promoção de Trabalho e Renda.
Também nos anos 2000 a entidade abriu um serviço de acolhimento para adolescentes e, nesta mesma década, iniciaram as parcerias com a Prefeitura Municipal de Campinas para construção de serviços que compõem o SUAS na cidade.A atuação com pessoas socialmente vulnerabilizadas levou o IPH a inaugurar em 2013 a primeira Casa de Passagem da cidade para pessoas em situação de rua e a primeira República para jovens egressos de serviços de acolhimento. Em 2015, foi a vez da Casa da Gestante, puérperas e bebês para mulheres em risco de saúde e socialmente vulnerabilizadas. Compondo o eixo do Acolhimento Residencial.
O IPH vem, com dinamismo, atualizando os trabalhos de enfrentamento à situação de vulnerabilidade e risco social cuidando de gestantes, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Anualmente a entidade beneficia cerca de 30.000 pessoas com seu trabalho.

Em junho de 2011 a diretoria alterou o nome original de APOT para Instituição Padre Haroldo Rahm, sendo uma OSC que tem como objetivo promover a inclusão social, com dignidade, para as pessoas que estão em situação de pobreza, vulnerabilidade social ou de saúde, desenvolvendo trabalhos que favorecem o atingimento de 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.
                                                                            


A organização atua com diferentes públicos, idades, serviços e diversas metodologias de atendimento, conforme o projeto, alinhada com as políticas públicas vigentes e mantém o compromisso de realizar a difusão deste conhecimento, além de atuar em políticas públicas que favoreçam o trabalho com seu público
, guardando a essência e moções de Padre Haroldo, seu fundador, no que diz respeito às relações humanas de afeto, respeito à diversidade e pluralidade, inclusão social e com a espiritualidade inspirando seus trabalhos.
                                  
                          Padre Haroldo  "Um abraço onde sempre cabe mais alguém

Missão

Acolher pessoas em vulnerabilidade e risco, proporcionando cuidado, educação e atendimento especializado para uma vida saudável em comunidade.

Visão

Ser inspiradora por suas práticas e produção de conhecimento, para a transformação das pessoas e das realidades.

Valores

Amor, Ética, Espiritualidade, Conhecimento, Profissionalismo.

 

Diretoria e Conselho


          Vigência da atual gestão: 
13 de julho de 2023 a 12 de julho de 2025



  • Fundador: Padre Haroldo Rahm, sj - In memorian (22/02/1919 - 30/11/2019)

  • Presidente: Lúcia Decot Sdoia 
    Farmacêutica com especialização em Sistema de Gestão Integrada (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente ), Gestão de Pessoas, especialização em Psicologia analítica junguiana e formação em Psicanálise Winnicottiana. Foi conselheira no Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Campinas (CMDCA) 2016-2018, conselheira e ex-presidente do CONED / SP - Conselho Estadual de Álcool e Drogas gestão 2020-2022, e conselheira no COMAD - Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas de Campinas gestão 2020-2022 e 2022-2024.
    Voluntária no IPH desde 1998
  • Vice-Presidente:  Tiago F. da Costa 
    Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing. Experiência profissional em Auditoria Contábil e Controladoria, Vendas B2B, Diretoria Executiva.
    Voluntário no IPH desde 2008


  • Diretoria:

    Antonio C. Ambiel  
    Administrador de Empresas, comerciante no segmento de peças e equipamentos agrícolas e para jardinagem.
    Voluntário no IPH desde 2013

    Aparecido Rodrigues de Oliveira Doti
    Economista, com Especialização em Recursos Humanos. Mais de 30 anos de experiência em RH, atualmente aposentado.
    Voluntário no IPH desde 2021.
  • Geraldo A. Rossi 
    Administrador de Empresas, comerciante de veículos há mais de 30 anos
    Voluntário no IPH desde 1995
         Douglas Nascimento
            Gerente de projetos (engenheiro de produção), com mais de 20 anos de experiência entre indústria ferroviária e automotiva.

         Lisiane Ambiel 
           Analista de Sistemas com atuação em empresas do segmento de tecnologia e telecomunicações. Atualmente aposentada.
           Voluntária no IPH desde 2017


         Maria Aparecida Buarraj (Tida)

           Professora de Educação Infantil com especialização em Matemática no Sistema Montessori. Lecionou 5 anos na rede pública e 30 anos na rede privada.
           Foi vice-presidente do IPH entre 2009 e 2017
           Voluntária no IPH desde 1978

           Conselho Fiscal:

         Marcelo Sartori (presidente)
           Advogado especialista em Direito Empresarial, há mais de 30 anos assistindo empresas nacionais e internacionais
           Voluntário no IPH desde 2012

  • Lia Ferreira 
    Executiva em Recursos Humanos com vivência em empresas nacionais e multinacionais por mais de 40 anos. Formada em Administração de Empresas, Mentora pelo método Rocket, com especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, Gestão do Comportamento Organizacional, Metodologias ágeis e HR Analytics. É diretora da Regional Campinas da ABRH, e fundadora da Life Gestão de Pessoas e Negócios.
    Voluntária no IPH desde 2021
  • Sergio Antonio Camargo
    Engenheiro Industrial, Executivo Sênior há mais de 40 anos

    Voluntario no IPH desde 2012  

  • Conselho Consultivo:  

    Aguinaldo A. Neri 
    Psicólogo, Mestre em Gestão de Recursos Humanos, Consultor e Docente Universitário há mais de 40 anos. 
    Voluntário no IPH desde 2009
  • André Longo 
    Engenheiro Industrial Mecânico, pós graduado em Marketing e há mais de 20 anos administrando empresa
    Voluntário no IPH desde 2008
  • Carlos Vitório Gorreri
    Administrador de Empresas, Economista, com pós em Marketing. Mais de 40 anos de experiência como empresário, em finanças e mercado financeiro.
    Voluntário no IPH desde 2019

    Clóvis Martins 
    Engenheiro Mecânico de Produção, com Especialização em Administração de Empresas. Mais de 50 anos de experiência, atualmente aposentado.
    Voluntário no IPH desde 2022

    Emerson Lourenço 
    Engenheiro Mecânico, com mais de 20 anos de experiência na área de Adm/Vendas/Projetos
    Voluntário no IPH desde 2014 

    Fernando Barabino 
    Engenheiro Mecânico de Produção, com Especialização em Administração de Empresas. Mais de 30 anos de experiência, atualmente aposentado.
    Voluntário no IPH desde 1998 

    Jairo Sergio Szrajer
    Médico especialista em fisiatria e medicina do trabalho, com mestrado em fisiologia do esforço. Trabalha com reabilitação desde 1984 e com medicina do trabalho desde 1996
    Voluntário no IPH desde 2014
  • Limerci Del Alamo 
    Formada e pós-graduada em turismo. Formação em yogaterapia, professora e praticante de Yoga desde 1995.
    Voluntária no IPH desde 2017

    Luís Roberto Chaim Sdoia (Beto)
    Empresário no ramo industrial, presidente da FEBRACT e conselheiro do CIESP Campinas. Foi presidente do IPH entre 2009 e 2019, nomeado pelo Padre Haroldo 
           Voluntário no IPH desde 1998                      
                                  
         Mario Jacinto 
           Engenheiro Mecânico e Administrador de empresas, com mais de 30 anos de experiência na área de
           tecnologia de alimentos                  
           Voluntário no IPH desde 2019 
                                                                            

         Susy Gomes Hoffmann     

           Advogada e doutora em Direito Tributário pela PUC-SP
            Voluntária no IPH desde 2018 

  • Ex-presidentes:  Oswaldo Cândido Ferreira - 1978; Padre Haroldo Rahm - 1980 a 2009; Luis Roberto Sdoia (Beto) - 2009 a 2019
  • In memorian:  Maria Nely T. Babini, Elias Navarro e Núbia Maciel França

Principais Gestores


  • Gestora Administrativa: Myrian Maldonado Martins, formada em  Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e em Relações Públicas pela PUC Campinas, desde 2014 trabalha no Instituto Padre Haroldo.
  • Coordenadora do Programa de Prevenção - Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional (CCII): Vanessa Aguiar Cruz, Pedagoga, formada pela PUC Campinas, com mestrado em Educação pela UNISAL-SP, desde 2016 trabalha no Instituto Padre Haroldo, em 2019 assumiu a coordenação dos SCFV.
  • Gestora do Programa de Trabalho e Renda: Maria Lúcia Costa, assistente social formada pela Unisal, pós-graduada em Pedagogia Social, desde 1993 trabalha no Instituto Padre Haroldo, tendo atuado como assistente socia, coordenadora do programa de profissionalização e gestora técnica do programa de prevenção .
  • Coordenador do Programa de Recuperação da CT masculina e Repúblicas: Maiquel Gorin, psicólogo formado pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande do Sul, pós graduação em saúde mental, psicopatologia e atenção psicossocial, atuação em instituições e consultório particular há mais de 15 anos na área, desde 2022 trabalha no Instituto Padre Haroldo.
  • Coordenador do Programa de Recuperação da CT feminina: Roberta Brait - Assistente Social desde 2014 trabalha no Instituto Padre Haroldo
  • Coordenadora de Comunicação: Kelly Benz. Relações Públicas formada pela UNESP - Bauru, Especialização em Marketing Organizacional pela Extecamp / Unicamp, desde 2020 trabalha no Instituto Padre Haroldo.
  • Coordenadora da Mobilização de Recursos: Lorete Oller Blanch. Bacharel em Direito pela UNIP Campinas, desde 2014 trabalha no Instituto Padre Haroldo.

Coordenadores técnicos
de serviços

     Coordenadora Técnica da Clínica e Atendimento corporativo
      Suely da Veiga Torres – Psicóloga, com especialização em Dependência Química pela UNIAD-UNIFESP, em
      Terapia Familiar e de Casal pela UNIFESP e em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC – São Paulo,
      desde 2002 trabalha no Instituto Padre Haroldo


     Coordenador das Repúblicas para jovens egressos de serviços de acolhimento
      Newton Monteiro, pedagogo, formado pela UNISAL de Amparo, desde 2013 trabalha no Instituto Padre
      Haroldo, em 2014 assumiu a  coordenação das Repúblicas para jovens

     Coordenadora da Unidade de acolhimento residencial para gestantes, puérperas e bebês - Casa da Gestante
      Vanessa Gaspar, psicóloga, experiência em serviços de acolhimento, assumiu em 2022 a coordenação da
      Casa da Gestante do Instituto Padre Haroldo


     Coordenadora da Casa de Passagem para Adultos - Nossa Casa
      Desirée Loschi, enfermeira, formada pela PUC Campinas. Desde 2013 trabalha no Instituto Padre Haroldo

     Coordenadora das Repúblicas Terapêuticas Feminina e Masculina
   
  Iara Nascimento Pereira, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro,
      mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela  Universidade Federal de São Paulo, atuando como
      assistente social no IPH desde agosto 2020, assumiu a coordenação das Repúblicas em 2022.

      Coordenadora do Atelier de Costura  - projeto de economia criativa com costura e outras artes

      Silvia Regina Fonseca, pedagoga e arte educadora, naturopata. Desde 2016 trabalha no Instituto Padre        Haroldo

Registros e Certificados

 

  • CNPJ: 50.068.188/0001-88
  • IE: 122.503.682.116

Instituição para fins filantrópicos com as seguintes certificações e registros:

  • CNSSN: 5.054/082
  • CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social).
  • CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social): nº 049
  • CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente): nº 024
  • Certificado de Reconhecimento de Entidade Promotora de Direitos Humanos 
  • Certificado de Fins Filantrópicos: nº. 28995025106/94-23
  • Órgão de Utilidade Pública Federal: nº. 88103 – 10/02/83 - extinto 
  • Órgão de Utilidade Pública Municipal: nº. 4896
  • Inscrita na DACT (Departamento de apoio às Comunidades Terapêuticas do Ministério de Desenvolvimento Social do Brasil)
  • Filiada à FEBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas) que é representante da FLACT (Federação Latino Americana de Comunidades Terapêuticas) e WFTC (Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas) no Brasil.