A Instituição Padre Haroldo Rahm (IPH) é uma entidade filantrópica que atua promovendo PREVENÇÃO, CUIDADOS e EDUCAÇÃO agrupadas em quatro frentes de trabalho: 1. Prevenção ; 2. Tratamento e Recuperação; 3. Acolhimento institucional e 4. Trabalho e Renda.
Desenvolve seus trabalhos em 17 serviços, atendendo gestantes, bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos.
O IPH foi fundado em 28 de maio de 1978, por inspiração de Padre Haroldo Rahm e com apoio de um grupo de pessoas sensibilizadas pelo sofrimento das pessoas dependentes de álcool e outras drogas. Ao longo destes anos, a entidade expandiu seu trabalho atuando na causa das pessoas socialmente vulnerabilizadas.
Breve história:
Em 1978, Padre Haroldo iniciou o trabalho com pessoas dependentes de álcool e outras drogas na Fazenda do Sr. Jesus, incorporando a metodologia das Comunidades Terapêuticas (CTs) no trabalho. A partir da metodologia de CT, reconhecida internacionalmente e que agregou equipe profissionalizada ao trabalho desenvolvido, um novo trabalho se desenvolvia, aliando ciência e amor. Nesta mesma década, Padre Haroldo abriu a Comunidade Terapêutica para mulheres, na Vila Brandina, atual sede da Instituição, bairro hoje denominado Jardim Boa Esperança. Posteriormente o IPH abriu as Repúblicas pós tratamento em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, serviços que compõem o Programa de Recuperação.
Nos anos 1990, na Vila Brandina, iniciaram as atividades de Profissionalização, setor que nos anos 2000 se dividiu entre o Programa de Prevenção com crianças e adolescentes, que passou a fazer parte da rede de serviços da proteção básica que compõem o SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e o Programa de Promoção de Trabalho e Renda, que desenvolve a melhoria da empregabilidade, a profissionalização e o empreendedorismo.
Nos anos 2000, a entidade abriu um serviço de acolhimento para adolescentes e, nesta mesma década, iniciaram as parcerias com a Prefeitura Municipal de Campinas para construção de mais serviços que compõem o SUAS na cidade.
A atuação com pessoas socialmente vulnerabilizadas levou o IPH a inaugurar em 2013 a primeira Casa de Passagem da cidade para pessoas em situação de rua e a primeira República para jovens egressos de serviços de acolhimento. Em 2015, foi a vez da Casa da Gestante, puérperas e bebês para mulheres em risco de saúde e socialmente vulnerabilizadas. Compondo o eixo do Acolhimento Institucional.
O IPH vem, com dinamismo, atualizando os trabalhos de enfrentamento à situação de vulnerabilidade e risco social beneficiando anualmente cerca de 30.000 pessoas.
Em junho de 2011 a diretoria alterou o nome original de APOT para Instituição Padre Haroldo Rahm, sendo uma OSC que tem como objetivo a inclusão social, com dignidade, buscando as melhores práticas ambientais que favorece o atingimento de 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.

A organização atua com diferentes públicos, idades, serviços e diversas metodologias de atendimento, conforme o projeto. Alinhada com as políticas públicas vigentes, mantém o compromisso de realizar a difusão deste conhecimento, além de incidir em políticas públicas que favoreçam o trabalho com seu público, guardando a essência e moções de Padre Haroldo, seu fundador, no que diz respeito às relações humanas de afeto, respeito à diversidade e pluralidade, inclusão social e com a espiritualidade inspirando seus trabalhos.
Padre Haroldo "Um abraço onde sempre cabe mais alguém”
PROPÓSITO
Promover oportunidades que transformam vidas.
Missão
Acolher pessoas em vulnerabilidade e risco, proporcionando cuidado, educação e atendimento especializado para uma vida saudável em comunidade.
Visão
Ser inspiradora por suas práticas e produção de conhecimento, para a transformação das pessoas e das realidades.
Valores
Amor, Ética, Espiritualidade, Conhecimento, Profissionalismo.
Vigência da atual gestão: 13 de julho de 2025 a 12 de julho de 2028
- Fundador: Padre Haroldo Rahm, sj - In memorian (22/02/1919 - 30/11/2019)
- Presidente: Lúcia Decot Sdoia
Farmacêutica com especialização em Sistema de Gestão Integrada (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente ), Gestão de Pessoas, especialização em Psicologia analítica junguiana e formação em Psicanálise Winnicottiana. Foi conselheira no Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Campinas (CMDCA) 2016-2018, conselheira e ex-presidente do CONED / SP - Conselho Estadual de Álcool e Drogas gestão 2020-2022, e conselheira no COMAD - Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas de Campinas gestão 2020-2022 e 2022-2024. Presidente e fundadora da Integra Associação de Entidades Filantrópicas de Campinas e região, gestão 2024 - 2026
Voluntária no IPH desde 1998
- Vice-Presidente: Tiago F. da Costa
Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing. Experiência profissional em Auditoria Contábil e Controladoria, Vendas B2B, Diretoria Executiva.
Voluntário no IPH desde 2008
- Diretoria:
Antonio C. Ambiel Administrador de Empresas, comerciante no segmento de peças e equipamentos agrícolas e para jardinagem.
Voluntário no IPH desde 2013
- Ana Lídia C. Z. Rodrigues
Engenheira de Alimentos, consultora para assuntos regulatórios .
Voluntária no IPH desde 2023
- Beto Sdoia - Luís Roberto Chaim Sdoia
Empresário no ramo industrial, ex- presidente da FEBRACT e conselheiro do CIESP Campinas.
Voluntário no IPH desde 1998
- Geraldo A. Rossi
Administrador de Empresas, comerciante de veículos há mais de 30 anos
Voluntário no IPH desde 1995
Lisiane Ambiel
Analista de Sistemas com atuação em empresas do segmento de tecnologia e telecomunicações. Atualmente aposentada.
Voluntária no IPH desde 2017
Tida - Maria Aparecida Buarraj
Professora de Educação Infantil com especialização em Matemática no Sistema Montessori. Lecionou 5 anos na rede pública e 30 anos na rede privada.
Foi vice-presidente do IPH entre 2009 e 2017
Voluntária no IPH desde 1978
Conselho Fiscal:
- Lia Ferreira (presidente)
Executiva em Recursos Humanos com vivência em empresas nacionais e multinacionais por mais de 40 anos. Formada em Administração de Empresas, Mentora pelo método Rocket, com especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, Gestão do Comportamento Organizacional, Metodologias ágeis e HR Analytics. É diretora da Regional Campinas da ABRH, e fundadora da Life Gestão de Pessoas e Negócios.
Voluntária no IPH desde 2021
- Sergio Antonio Camargo
Engenheiro Industrial, Executivo Sênior há mais de 40 anos
Voluntario no IPH desde 2012
- Aparecido Rodrigues de Oliveira Doti
Economista, com Especialização em Recursos Humanos. Mais de 30 anos de experiência em RH, atualmente aposentado.
Voluntário no IPH desde 2021.
- Conselho Consultivo:
Aguinaldo A. Neri
Psicólogo, Mestre em Gestão de Recursos Humanos, Consultor e Docente Universitário há mais de 40 anos.
Voluntário no IPH desde 2009
- André Longo
Engenheiro Industrial Mecânico, pós graduado em Marketing e há mais de 20 anos administrando empresa
Voluntário no IPH desde 2008
- Douglas Nascimento
Gerente de projetos (engenheiro de produção), com mais de 20 anos de experiência entre indústria ferroviária e automotiva.
- Fernando Barabino
Engenheiro Mecânico de Produção, com Especialização em Administração de Empresas. Mais de 30 anos de experiência, atualmente aposentado.
Voluntário no IPH desde 1998
- Jairo Sergio Szrajer
Médico especialista em fisiatria e medicina do trabalho, com mestrado em fisiologia do esforço. Trabalha com reabilitação desde 1984 e com medicina do trabalho desde 1996
Voluntário no IPH desde 2014
- Limerci Del Alamo
Formada e pós-graduada em turismo. Formação em yogaterapia e logoterapia, professora e praticante de Yoga desde 1995.
Voluntária no IPH desde 2017
Marcelo Sartori
Advogado especialista em Direito Empresarial, há mais de 30 anos assistindo empresas nacionais e internacionais
Voluntário no IPH desde 2012
Susy Gomes Hoffmann Advogada e doutora em Direito Tributário pela PUC-SP Voluntária no IPH desde 2018
- Ex-presidentes: Oswaldo Cândido Ferreira - 1978; Padre Haroldo Rahm - 1980 a 2009; Luis Roberto Sdoia (Beto) - 2009 a 2019
- In memorian: Maria Nely T. Babini, Elias Navarro e Núbia Maciel França
- Gestora Administrativa: Myrian Maldonado Martins, formada em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e em Relações Públicas pela PUC Campinas, desde 2014 trabalha no Instituto Padre Haroldo.
- Coordenadora do Programa de Prevenção - Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional (CCII): Vanessa Aguiar Cruz, Pedagoga, formada pela PUC Campinas, com mestrado em Educação pela UNISAL-SP, desde 2016 trabalha no Instituto Padre Haroldo, em 2019 assumiu a coordenação dos SCFV.
- Gestora do Programa de Trabalho e Renda: Maria Lúcia Costa, assistente social formada pela Unisal, pós-graduada em Pedagogia Social, desde 1993 trabalha no Instituto Padre Haroldo, tendo atuado como assistente socia, coordenadora do programa de profissionalização e gestora técnica do programa de prevenção .
- Coordenador do Programa de Recuperação da CT masculina e Repúblicas: Matheus Leite Praça, psicólogo formado pela Faculdade Anhanguera, especialização em dependência química pela UNIFESP, psicopatologia e atenção psicossocial, atuação em instituições e consultório particular há mais de 15 anos na área, desde 2022 trabalha no Instituto Padre Haroldo.
- Coordenadora de Comunicação: Carolina Spinella, Relações Públicas formada pela UNESP - Bauru, Especialização em Marketing Organizacional pela Extecamp / Unicamp, desde 2024 trabalha no Instituto Padre Haroldo.
- Coordenadora da Mobilização de Recursos: Lorete Oller Blanch. Bacharel em Direito pela UNIP Campinas, desde 2014 trabalha no Instituto Padre Haroldo.
Coordenadora Técnica da Clínica e Atendimento corporativo
Suely da Veiga Torres – Psicóloga, com especialização em Dependência Química pela UNIAD-UNIFESP, em
Terapia Familiar e de Casal pela UNIFESP e em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC – São Paulo,
desde 2002 trabalha no Instituto Padre Haroldo
Coordenador das Repúblicas para jovens vindos de serviços de acolhimento
Newton Monteiro, pedagogo, formado pela UNISAL de Amparo, desde 2013 trabalha no Instituto Padre
Haroldo, em 2014 assumiu a coordenação das Repúblicas para jovens
Coordenadora da Unidade de acolhimento residencial para gestantes, puérperas e bebês - Casa da Gestante
Vanessa Gaspar, psicóloga, experiência em serviços de acolhimento, assumiu em 2022 a coordenação da
Casa da Gestante do Instituto Padre Haroldo
Coordenadora da Casa de Passagem para Adultos - Nossa Casa
Desirée Loschi, enfermeira, formada pela PUC Campinas. Desde 2013 trabalha no Instituto Padre Haroldo
Coordenadora das Repúblicas Terapêuticas Feminina e Masculina
Iara Nascimento Pereira, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro,
mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, atuando como
assistente social no IPH desde agosto 2020, assumiu a coordenação das Repúblicas em 2022.
Coordenadora da CT feminina:
Roberta Brait - formada em Serviço Social.
Desde 2014 trabalha no Instituto Padre Haroldo
Coordenador da CT masculina:
Jackson Bueno - enfermeiro formado pela Anhanguera.
Desde 2014 trabalha no Instituto Padre Haroldo
Coordenadora do Atelier de Costura - projeto de economia criativa com costura e outras artes
Silvia Regina Fonseca, pedagoga e arte educadora, naturopata. Desde 2016 trabalha no Instituto Padre Haroldo
- CNPJ: 50.068.188/0001-88
- IE: 122.503.682.116
Instituição para fins filantrópicos com as seguintes certificações e registros:
- CNSSN: 5.054/082
- CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social).
- CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social): nº 049
- CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente): nº 024
- Certificado de Reconhecimento de Entidade Promotora de Direitos Humanos
- Certificado de Fins Filantrópicos: nº. 28995025106/94-23
- Órgão de Utilidade Pública Federal: nº. 88103 – 10/02/83 - extinto
- Órgão de Utilidade Pública Municipal: nº. 4896
- Inscrita na DACT (Departamento de apoio às Comunidades Terapêuticas do Ministério de Desenvolvimento Social do Brasil)
- Filiada à FEBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas) que é representante da FLACT (Federação Latino Americana de Comunidades Terapêuticas) e WFTC (Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas) no Brasil.