01/04/2020

MARIAS CHEIAS DE GRAÇA - Atelier de Costura e Geração de Renda

MARIAS CHEIAS DE GRAÇA -  Atelier de Costura e Geração de Renda

MARIAS CHEIAS

DE GRAÇA

Atelier de Costura e

Geração de Renda




O ano de 2019 foi de muitas realizações para as “Marias”. O grupo de costura cresceu e vem ganhando cada vez mais força como grupo de geração de renda, graças ao foco na capacitação das voluntárias do projeto, mulheres fortes e batalhadoras que se sentem incluídas e que são a força motriz do grupo.

As Marias ampliaram seus conhecimentos de costura, economia criativa e empreendedorismo, ao serem contempladas com o projeto “Ponto de Costura” custeado pelo PROAC no segmento de economia criativa em parceria com o coworking Bons Ventos. A proposta proporcionou um espaço e ferramentas para crescer.

A partir dos aprendizados do ano de 2019, detectou-se áreas de destaque para cada atendida e houve uma divisão do trabalho que possibilitou novas formas de produção e otimização do que já se fazia.

Em novembro, o grupo viveu um grande desafio de ocupar um quiosque no Shopping D. Pedro, onde puderam ter contato direto com as pessoas que consomem os produtos produzidos pelo grupo e ter feedbacks reais, foi uma experiência bastante interessante para o grupo.

O ano de 2019 foi um ano de estreitar parcerias, ganhar conhecimentos e ferramentas para o desenvolvimento do grupo. Neste ano de 2020, o propósito seria colocar em prática tudo que as integrantes aprederam, para gerar cada vez mais independência financeira e autonomia para o grupo e para as atendidas, impactando positivamente a vida de cada uma delas. Mais do que um grupo de geração de renda, o Marias Cheias de Graça é um projeto que acolhe e olha para cada mulher com sua individualidade, buscando empoderar e ressaltar as qualidades de cada uma delas, através da união e da troca de conhecimentos e vivências.

Para 2020, foram criados módulos de formação em costura básica e pequenos consertos que seriam oferecido para os interessados participantes das atividades do IPH, assim como oferecer os consertos. No entanto, com o advento da pandemia do COVID 19 e o isolamento social, foi necessário repensar tudo, desta forma, o grupo organizou-se para produzir máscaras e absorver os aprendizados deste novo momento.


Silvia Fonseca
Coordenadora do Grupo
Marias Cheias de Graça