23/11/2020

Tributo ao Padre Haroldo - Um ano de saudade

Vamos relembrar um pouco da história do nosso amado Padre Haroldo?

Tributo ao Padre Haroldo - Um ano de saudade

Um SER de AMOR

Fez tudo por todos, fez tanto, por tantas pessoas!

Um americano, nascido no estado do Texas, na cidade de Tyler, que deixou o exército quando estava se preparando para se tornar tenente, e colocando a mão no bolso viu um crucifixo, e ao contemplar aquele objeto, pensou: “Fiz tanto por você, o que você fez por mim?”, como se Jesus estivesse perguntando isso a ele. Ali ele percebeu o toque de Deus em sua vida e sua missão no meio de nós. Dedicou sua vida a Nossa Senhora de Guadalupe, santa de sua devoção, e perto dela se tornava criança, cheio de esperança, passando a entregar todas suas obras e projetos a ela.

Sua preocupação era de cuidar daqueles que ninguém queria cuidar, de amar aqueles que ninguém queria amar. No Brasil até então não existia o conceito de Comunidade Terapêutica, e alguém que viesse a cuidar de pessoas que estavam em situações de vulnerabilidade social, causadas tanto pelo uso abusivo do álcool quanto das drogas. Como já havia presenciado isso em sua terra natal, e por lá realizado uma grandiosa obra em favor das crianças e mulheres, passou a realizar esse trabalho, desde que chegou a Campinas. Começou sozinho, mas sempre inspirando outros a se juntarem aos trabalhos e causas deste homem que era inspirado por Deus e guiado por Nossa Senhora de Guadalupe.

Muitas pessoas admiram este homem da servidão e de Deus. Trabalhadores, atendidos, voluntários, apoiadores, admiradores de suas obras sentiam uma transformação pessoal em suas vidas e no convívio com o Padre Haroldo. “Como você é bom, vamos cuidar de você”, ele dizia. As pessoas se sentiam abraçadas, acolhidas, amadas, e isso gerava um processo de transformação em suas vidas. Era um homem sábio, um “santo vivo”, isso o fazia enxergar a alma das pessoas, algo que estava além, que muitas das vezes nós não percebemos, tanto que nunca se recusou a cuidar de ninguém. Toda pessoa se transforma quando amada e Padre Haroldo transformou a vida de muitas e muitas pessoas, porque pura e simplesmente foram amadas! “Eu não preciso salvar muitas vidas, eu preciso salvar uma única vida, e essa única vida salva milhares de outras vidas”, dizia ele. Pensemos hoje, se o Instituto Padre Haroldo salvar uma vida, o quanto essa vida poderá salvar outras? Isso é uma herança espiritual, riquíssima, que este homem nos deixou.

Era cativante, de sorriso fácil, autêntico, era ouvinte daqueles que precisavam dele em qualquer momento, sob quaisquer circunstâncias, tanto que chegava a parar suas celebrações para atender a qualquer um que  precisasse conversar, desabafar, contar suas experiências, dizendo: “Este é o momento dele ou dela, vocês podem esperar”. Uma vez ele até disse que não se lembrava de ter recusado algum pedido feito a ele! Muitas dessas pessoas relatavam que num simples toque dele, sentiam-se abraçadas por um amor incondicional, sem explicação, e saíam maravilhadas com o poder de cura exercido pela fé deste homem que acreditava nelas e isso as faziam acreditar em si mesmas.

Harold Joseph Rahm americano, do país da bandeira com 50 estrelas, em nosso território brasileiro se tornou Padre Haroldo, uma estrela maior, que brilha até hoje em nossos corações, em nossos sorrisos, em nossas vidas! Não mediu esforços para transformar a vida de cada um que ele conheceu e que passou por sua vida, viveu isso durante 100 anos, porém seu legado permanece e será eterno, indelével! Que possamos viver como ele viveu, que possamos amar como ele nos amou, que possamos ser ALEGRRRIA, sem MEDO DE NADA, SÓ AMOR!
Gratidão Padre Haroldo, e quantas saudades sentimos neste momento…

Texto de Victor Hugo de Faria Campos, inspirado em depoimentos de Geraldo Rossi

Tributo ao Padre Haroldo - Programação

Estamos recebendo estórias, mensagens ou lembranças que as pessoas tenham com o Padre, é só marcar as redes sociais do @Instituto Padre Haroldo e usar a #tributoaopadreharoldo.

Live de homenagem - 24/11 às 20h, no Facebook @Instituto Padre Haroldo.
Clique para informações e inscrição. 

Missa de homenagem - 30/11 às 19h, transmissão ao vivo pelo Facebook @Instituto Padre Haroldo.

Mensagens e tbts dele durante todo o mês nas redes sociais.