07/04/2020

URGENTE : Renda Básica Emergencial - Aplicativo de cadastro já disponível

Aplicativo para realização do cadastramento no Renda Básica Emergencial já está disponível para baixar

URGENTE : Renda Básica Emergencial - Aplicativo de cadastro já disponível
A Caixa Economica Federal lançou hoje, 7 de abril, nas plataformas Android e iOS, o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial. 
Estima-se que o número de pessoas beneficadas com a medida, será entre 15 milhões e 20 milhões.

A medida visa socorro financeiro a pessoas que tiveram sua situação de pobreza agravada em virtude da Pandemia de Covid-19.
Com isto, trabalhadores informais não inscritos em programas sociais poderão realizar o cadastro e receber o auxílio por um período de 3 meses. Os valores do auxílio podem ser de R$ 600 e 1.200, sendo que o valor maior será pago a mães solteiras.

Como uma forma de dar suporte aos atendimentos, a Caixa vai disponibilizar ainda uma página na internet e uma central de atendimento telefônico para esclarecer dúvidas  e auxiliar na realização do cadastro. 


Passo a passo:
1. Abra o link.
2. Confirmem as opções que estão dentro das características exigidas pelo governo.
3. Preencham seus dados: nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
4.1- Caso já estejam cadastrados no CadUnico vai aparecer a mensagem: você está no cadastro único do governo federal. As condições de recebimento do auxílio emergencial serão avaliados com os seus dedos do Cadastro único. Aí é aguardar liberar o app.
4.2 - Caso não esteja cadastro no CadUnico, vai abrir uma página pra vocês colocarem os dados. Daí é só preencher tudo que for pedido e aguardar o processamento dos dados e análise.



O cadastro
O cadastro deve ser feito por pessoas trabalhadoras autônomas não inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e que não pagam nenhuma contribuição ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
As pessoas que não sabem se estão no CadÚnico poderão conferir a sua situação ao digitar o seu CPF no aplicativo. Para os não cadastrados, o pagamento será feito em até 48 horas após a conclusão do cadastro. 

Já as pessoas que  contribuem para  Previdencia, como automnomos ou microempreendedores,  já tiveram o nome processado pela Caixa Economica Federal e estão automaticamente aptos para receber o benefício.
No caso dos beneficiários do Bolsa Família, não é necessário baixar o aplicativo, tais beneficiados já estão inscritos na base de dados e poderão optar, entre os dias 16 e 30 de abril, receber, ou o auxílio emergencial da Renda Básica ou a Bolsa Família, ficando ao seu critério optar pelo mais vantajoso.


Links úteis
Par abaixar o aplicativo:
play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Para fazer cadastro no site:
https://auxilio.caixa.gov.br