Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para possibilitar e aprimorar a sua experiência em nossas plataformas. Ao continuar navegando, você manifesta consentimento com essas condições. Veja mais em nossa Política de Privacidade .

Padre Haroldo

História de Vida

Padre Harold Joseph Rahm, sacerdote jesuita, ordenado em 1950, nasceu em 22 de fevereiro de 1919, no Estado do Texas, na cidade de Tyler. Sofreu com os problemas graves do alcoolismo de seu pai, que faleceu desta doença e esteve ao seu lado em seu leito de morte. Padre Haroldo, como passou a ser chamado no Brasil, recebeu o chamado para sua missão religiosa, em um despertar espiritual, pouco antes da 2ª Guerra Mundial, quando servia o exército. Ele relatou em sua autobiografia que em cima de um caminhão do exército viveu uma experiência espiritual decisiva para sua vocação. Desde então dedicou sua vida a "combater o bom combate" semeando obras de caráter religioso e outras de caráter social ou que integravam espiritualidade e ação social, na busca por aliviar o sofrimento das pessoas que sofrem com a discriminação e que estão marginalizadas.

Nos Estados Unidos, já desenvolvia, desde jovem padre, trabalhos sociais com pessoas marginalizadas, em especial adolescentes e jovens, que viviam na fronteira com o México, muitos ilegalmente. Em seu livro "Gangues e jovens criminosos" ele relatou seu trabalhou com gangues e jovens envolvidos com o que na época se chamava de delinquência juvenil. 

Seu trabalho em El Paso ganhou reconhecimento internacional por sua efetividade e impacto na redução das gangues na região e foi tema do livro the "Office in the Alley" . Em 2015, Padre Haroldo foi chamado a El Paso para receber o título de Homem do ano, pelos relevantes serviços prestados e porque seu legado lá perdura até os dias de hoje. 

Padre Haroldo abordava os jovens com alegria e amor, sempre utilizou a bicicleta para  "estar no mesmo plano" das pessoas que abordava e ficou conhecido como o padre da bicicleta. hábito que ele trouxe para o Brasil.

O Padre J. Rahm, que chegou ao Brasil em 1964 e naturalizou-se brasileiro em 1986, fundou e apoiou a fundação de diversas obras, serviços e movimentos como o TLC - Treinamento de Liderança Cristã, o Amor Exigente e a Renovação Carismática Católica, aliando-se a outros leigos e religiosos. Em 1978, fundou o Instituto Padre Haroldo com o nome de "Associação Promocional Oração e Trabalho" (APOT). Em 2009, a diretoria prestou uma homenagem ao Padre e alterou o nome da instituição para Instituição Padre Haroldo Rahm. Por muitos anos Padre Haroldo participou de programas na TV Século XXI e na Rede Vida de Televisão e redigiu cerca de 60 livros. Alguns ainda podem ser adquiridos na instituição. 

Poucos meses antes de nos deixar Padre Haroldo foi convidado a celebrar os 50 anos de criação da Renovação Carismática Católica, movimento que ele ajudou a inspirar e nascer. 

Padre Haroldo partilhou com milhares de pessoas seus pensamentos em cursos, retiros e vivencias, desenvolveu a yoga cristã e recebeu diversos prêmios por seus feitos inovadores.

O fundador deste instituto, Padre Haroldo Rahm,sj foi um iluminado, alegre, sempre criativo, obstinado, amoroso e "Terrível Jesuíta" (título de seu livro autobiográfico) que partiu para os braços do Pai, a quem sempre amou e serviu, em 30/11/2019 após completar 100 anos de serviços e inspirações em favor da fé e das pessoas mais necessitadas. 

Obra de Vida

Ordenado sacerdote jesuita nos EUA.

1950

Trabalhou com jovens e adolescentes marginalizados na Zona Chamizal na cidade de El Paso, fundou o “Our Lady’s Youth Center”, que funciona até hoje e duas paróquias católicas

1952 - 1964

Chegou ao Brasil como missionário e foi direcionado para Campinas, onde fundou as paróquias de São Padro apóstolo e Nossa Senhora da Pompéia.

1964

Participou da fundação com Ir. Robert Holingsworth, S.J., do Centro Social Presidente Kennedy, que visa fomentar a profissionalização de jovens  www.centrokennedy.com.br.

Iniciou um trabalho de orientação com mulheres em situação de prostituição e em 1993 convidou as irmãs do Bom Pastor para conduzir os trabalhos do que veio a ser o Centro de Promoção para um Mundo Melhor - www.cepromm.com.br.

1965

Criou o Movimento de Liderança Cristã – TLC que se espalhou pelo Brasil todo e chegou à Itália formando e desenvolvendo jovens lideranças cristãs – www.tlccampinas.org.br.

1966

Criou as “Experiências de Oração” uma série de encontros e retiros que vieram a ser o germe da Renovação Carismática Católica no Brasil - RCC. Nesta ocasiao com Pe. Eduard Dougherty e posteriormente com Monsenhor Jonas Abib. https://www.rccbrasil.org.br

1975

Fundou em Campinas a Comunidade Terapêutica “Fazenda do Senhor Jesus” para oferecer tratamento e recuperação para homens dependentes de álcool e outras drogas.

1978

Fundou a Paróquia São José Operário.

1983

Iniciou o Movimento “Amor-Exigente”, inspirado no livro “Tough Love” (EUA) e que hoje está presente em todo Brasil, Argentina, Uruguay, por meio da FEAE para oferecer apoio às famílias e desenvolver a prevenção ao uso e abuso de drogas psicoativas e álcool - www.amorexigente.org.br.

1984

Foi co-fundador da FLACT - Federação Latino Americana de Comunidades Terapêuticas e uniu-se à recém criada WFTC -  Federacao Mundial de Comunidades Terapêuticas  - www.flact.org e www.wftc.org.

1988

Iniciou o trabalho com “Meninos de Rua”, que veio a ser o início de uma série de trabalhos com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, uso de substancias psicoativas e situação de rua.

1989

Com o Professor da Faculdade de Psicologia da PUC Campinas, Saulo Mont Serrat, foi co-fundador da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT - www.febract.org.br.

1990

Apoiou a criação do trabalho de prevenção e cursos profissionalizantes na Instituição. Este programa derivou em dois e hoje atende crianças, adolescentes e jovens nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os adultos no programa de Trabalho e Renda.

1995

Foi co-fundador da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica - www.sobriedade.org.br.

1998

Encabeçou a Campanha da Fraternidade: “Por um mundo sem drogas” gerando um alerta nacional e dentro das comunidades religiosas para a questão da drogadicção.

2000

Iniciou a Campanha de Prevenção às drogas através da Espiritualidade um movimento ecumênico que chamou-se “Fé na prevenção” e que gerou uma cartilha de orientação a religiosos e famílias publicada na época pela SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) - www.senad.gov.br.

2006

Iniciou os cursos de Yoga Cristã, levando esta prática a várias cidades do Brasil. Yoga - União com Deus, com a natureza e consigo mesmo. Prática conduzida até hoje na instituição por yoguins voluntários.

2008

Entregou a direção e presidência da entidade para a atual presidência e diretoria.

2009

Recebeu o título de presidente emérito e por decisão da diretoria a entidade trocou seu nome para “Instituto Padre Haroldo”.

2010

Participou da criação do movimento Epírito Freemind.

2013

Artigos do Padre Haroldo

A história de Jó levanta questões sobre as razões do sofrimento humano. Pessoas boas têm sofrimentos e problemas. As escrituras, conta a história de Jó, um homem bondoso que amava o Senhor. [...]

FÁCIL E DIFÍCIL

“Conta-se que existia um grande professor chamado Buso, que era casado e tinha uma [...]

A HISTÓRIA DO NATAL - O NASCIMENTO DE JESUS

Naquele tempo o Imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. Então todos foram se [...]

TODOS

Em todos os meus projetos tento viver como em Lumem Gentium do Consilium Vaticano II “16”(1964), em Roma, está escrito: igualdade espiritual em ecumenismo dos cristãos, pluralismo para [...]

A ARTE DA CRÍTICA

A pessoa que é dependente de droga deve praticar a técnica e a arte da crítica, tendo um olhar atento para a sua própria cultura e sua capacidade intelectual, como alguém em busca de [...]

AMOR

A reintegração da unidade entre todos os cristãos é um dos nossos principais objetivos de vida, sagrada, ecumênica e pluralista. Pois o Cristo Senhor fundou uma só e única Comunidade, mas [...]